quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O Vinho e a Saúde

Longevidade: Tanto o vinho quanto o suco de uva integral ajudam a melhorar a circulação sanguínea, proteger o coração de doenças cardiovasculares e contribuir com o sistema imunológico e com a longevidade.

Resveratrol: Vinho tinto ajuda a prevenir os efeitos negativos do sedentarismo. O resveratrol, encontrado tanto nos vinhos como nos sucos de uva, em maior quantidade nos tintos, ajuda a amenizar os efeitos negativos do estilo de vida sedentário. Mas lembre-se: o resveratrol não é um substituto para o exercício, mas pode retardar a deterioração até que a pessoa possa começar a se mover novamente.

Exercícios Físicos: Vinho tinto ajuda a aumentar o desempenho físico. O resveratrol presente no vinho tinto pode melhorar o desempenho físico, a função do coração e a força muscular. As descobertas são de experimentos de laboratório realizados pela Universidade de Alberta, no Canadá.

Amor: Vinho faz bem para o amor. Casal que bebe unido é mais feliz. É o que garante pesquisa da Universidade de Otago (Nova Zelândia). Segundo estudo, 91% dos pares que tomam pelo menos uma garrafa de vinho juntos por semana estão satisfeitos no relacionamento, contra 69% dos abstêmios. Já levantamento realizado pela Universidade do Missouri (EUA) aponta que parceiros que compartilham algumas doses têm mais intimidade e se desentendem menos.

Manter a forma: Vinho pode ajudar mulheres a engordar menos. Mulheres que saboreiam álcool com moderação, especialmente uma ou duas taças de vinho tinto por dia, engordam menos que as abstêmias. A pesquisa realizada por Brigham and Women's Hospital Boston, nos Estados Unidos, avaliou por 13 anos 19.200 americanas a partir de 39 anos. O estudo sugere que o corpo processa as calorias do álcool de forma diferente das dos alimentos, pelo vinho tinto conter mais polifenóis que o vinho branco, devido ao processo de fabricação.

Nenhum comentário: